Header Ads

Seo Services

Prefeitura anuncia a realização de mil exames de ultrassom de próstata e vias urinárias

A Prefeitura de Paulínia estacionará na Praça Vereador “Antônio Navarro”, em frente ao Hospital Municipal, uma Carreta da Prevenção - unidade móvel - de exames de ultrassom, para atender a população interessada em realizar exames de próstata e vias urinárias, neste mês de novembro, o mês da prevenção do câncer de próstata.

Na abertura da Campanha “Novembro Azul”, hoje, (4) no Auditório “Carlos Tontoli” - Sala de Imprensa, do Paço Municipal, o prefeito de Paulínia anunciou a realização de 1.000 exames de ultrassom de próstata e vias urinárias na unidade móvel.

Ao abrir a campanha Novembro Azul, o prefeito agradeceu a presença de aproximadamente 350 pessoas, uma boa parte de homens, e salientou, com muito humor, a necessidade dos homens abandonarem o preconceito e os tabus que cercam o exame de toque para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O exame de toque, aliado ao exame PSA, reduzem para apenas 8% a mortalidade do câncer de próstata pela sua capacidade de diagnóstico precoce da doença, que só manifesta sintomas quando o câncer se espalha para fora da próstata, segundo alertou o médico urologista e coordenador do Serviço de Saúde do Homem do HMP, João Carlos Alonso, na palestra sobre o tema, abordando a prevenção, os estágios e o tratamento da doença. “Realizar os exames preventivos todos os anos é muito importante, pois,  se a doença  for diagnosticada no início, a chance de cura é 90%”, informou o médico urologista.

Com o lema “De Um Toque Para Sua Saúde”, durante todo o mês de novembro serão distribuídos adesivos com o símbolo do “Novembro Azul” e folhetos com orientações sobre o câncer de próstata nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospital Municipal de Paulínia - HMP.

Além da carreta, a Unidade da Saúde do Homem, localizada no Hospital   Municipal  terá atendimento preferencial a todos que quiserem realizar os exames preventivos  do câncer de próstata, informa a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paulínia.

Palestras

A Câmara Municipal “Ulysses Guimarães”, também entrará no calendário de atividades, onde a população poderá participar no dia 9, às 19h30, de um bate-papo sobre a sensibilização, abordando as doenças e neoplasias de próstata, com o médico urologista, Dr. Fabiano André Simões, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e doutor pela Universidade de São Paulo - USP.   No dia 25, às 10 horas, no Auditório “Carlos Tontoli” - Sala de Imprensa, Dr. João Carlos Alonso falará para os profissionais de saúde sobre a sensibilização do câncer de próstata e hiperplasia prostática.

Caminhada

Encerrando as atividades, sábado dia 28, a partir das 8 horas, acontecerá uma caminhada, que terá início na Praça Vereador “Antônio Navarro” - em frente ao Hospital Municipal, percorrendo um trecho da Avenida José Paulino, passando pela Rua Osvaldo Moreira com destino ao Parque “Zeca Malavazzi”.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.