Header Ads

Seo Services

Desobediência dos filhos: 10 DICAS para ajudar os pais

Um dos maiores desafios para os pais de crianças de qualquer idade é convencer seus filhos a obedecerem sem causar algum tipo de estresse. Tarefas simples do dia a dia que cabem à criança, como por exemplo, arrumar a cama e fazer a lição de casa, causam frequentemente a desobediência, birras e pequenas discussões.
Pensando em uma solução para o estresse desnecessário, a hipnoterapeuta Alicia Eaton, especialista em PNL (programação neurolinguística) e autora de um livro sobre o assunto, divulgou em entrevista dez dicas aplicáveis ao dia a dia dos pais e suas crianças. Acompanhe:

DICAS – desobediência

Usar uma linguagem positiva ao solicitar uma tarefa.
Frases negativas como “Não assista TV agora! ” geram desconforto imediato na criança e a desobediência, uma solução mais simples para o problema seria modificar a frase para “Vamos desligar a TV agora”.

Transforme a ordem em uma opção.
Ao invés de dizer ao seu filho “Venha me ajudar a lavar o cão. ” diga “Vamos lavar o cão agora ou depois de almoçar?”. Isso substitui a ordem que poderia causar uma resposta negativa da parte da criança por uma pergunta, o que causa a ilusão de que “lavar o cão” é uma escolha, não uma obrigação.

Use a palavra “quando”.
Segundo a pesquisa da terapeuta, usar a palavra “quando” passa a certeza de que a tarefa será feita. Dizer ao seu filho que “Quando acabar de por a mesa iremos almoçar.” Deixa claro que você tem certeza de que ele irá por a mesa e evita a desobediência.

Mostre que você o entende.
Deixar seu filho perceber que você entende suas vontades o deixa mais próximo de você. Quando você manda seu filho sair da piscina e almoçar a criança passa a acreditar que você não entende porque ele prefere ficar na piscina. Dizer coisas como “eu também adoro brincar na piscina, mas agora precisamos comer” mostra que você o entende.

Agradeça como se a realização da tarefa fosse garantida.
Agradecer à criança por realizar o que se pede já no momento do pedido passa não só a impressão de que você tem certeza de que ela o fará, mas também de que você está agradado pela ajuda que está recebendo. Toda criança se sente bem em agradar aos pais e fará a tarefa com mais facilidade.

Explique o motivo de realizar a tarefa.
É muito importante lembrar que as crianças não pensam da mesma forma que os adultos, portanto, na maioria das vezes elas não sabem o porquê de terem que realizar determinadas tarefas. Cabe aos pais explicar a importância de cada atividade, para não causar a desobediência.

Use palavras que chamam a atenção no início da frase.
Conseguir a atenção da criança quando se fala é um passo importante para ser atendido e evitar a desobediência. Procure iniciar frases com palavras e expressões como “Veja bem”, “Ouça”, “Preste a atenção”, entre outras.

Acabe com as queixas criando reflexões.
Solucionar as queixas das crianças muitas vezes também acaba em pequenas birras. Ao invés de dar uma ordem para resolver o problema do qual a criança reclama, procure fazer com que ela reflita sobre a melhor solução. Por exemplo, se a criança se queixa de fazer a lição, diga algo como “Você acha que é melhor fazer essa lição agora ou deixar para fazer depois, na hora de brincar? ”. Assim você permite que seu filho pense sobre o que é melhor para ele e decida o que fazer.

Estimule atitudes importantes.
Se há uma prova próxima e seu filho precisa estudar, talvez não seja realmente necessário mandar que ele o faça. Dizer a ele que se estudar não vai precisar se preocupar com notas ruins estimula a criança a ser responsável por si mesma.

Mostre a seu filho que ele é capaz.
Muitas vezes as crianças não querem fazer as coisas porque acreditam que não são capazes. Lembre seu filho de todos os desafios que já venceu e de que ele é capaz de vencer todos os outros.

Fonte SM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.