Header Ads

Seo Services

Simulado de Acidente na Avenida José Paulino acontece na quarta-feira

Foto Reprodução Facebook 
A Secretaria de Defesa Civil de Paulínia, em conjunto com o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC), que envolve todas as secretarias municipais, realiza quarta-feira, dia 8 julho, a partir do meio dia (12h), o Simulado de Atendimento a Acidente com Vazamento de Álcool em Perímetro Urbano, que acontece no Balão das Avenidas José Paulino e Dr. Heitor Nascimento e Rua Geraldo Ballone, em frente ao Extra Hipermercado, sentido Centro-Bairro.  O trânsito da área será, então, interditado para a montagem do cenário do acidente, e a simulação será iniciada às 14h.



Simulação
O atendimento será feito a partir da simulação do acidente envolvendo um caminhão transportador de álcool etílico, uma motocicleta, um veículo escolar particular, que colidem lateralmente, próximo à válvula de escoamento da carga, danificando-a e ocasionando o vazamento do produto transportado. O acidente causará múltiplas vítimas e alguns não conseguem sair dos veículos sozinhos.
Treinado para o transporte de produtos perigosos, o condutor do caminhão comunica o Corpo de Bombeiros que, em seguida, adota as ações de praxe nessa situação: sinalização da pista, utilização de equipamentos de proteção individual e comunicação do acidente à transportadora, responsável pela carga.
Simultaneamente, Defesa Civil e os órgãos envolvidos são acionados para prestar o devido atendimento no local do acidente. Na execução do simulado, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e PAM (Plano de Auxílio Mútuo) serão responsáveis pela sinalização, contenção do derrame, resgate de vítimas, remoção de veículos e limpeza do local.
A provável causa do acidente é que a motocicleta não parou no acesso da rotatória, a frenagem foi repentina, o veículo escolar estava a pouca distância do caminhão, além do motoqueiro não conhecer o local. Após o término do simulado, que durará aproximadamente duas horas, todas as vias voltarão ao funcionamento normal.
Além da equipe da Defesa Civil, o simulado contará com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Polícia Militar, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Hospital Municipal de Paulínia (HMP), Secretarias de Transportes e Segurança Pública, com auxílio da Guarda Municipal e apoio do PAM, que engloba as maiores empresas de Paulínia e da região.
A proposta do simulado é capacitar e treinar pessoas para atuar, juntamente com os órgãos responsáveis, no atendimento a acidentes envolvendo produtos perigosos, estabelecendo uma sequência correta e rápida para a preservação e a contenção do dano ao meio ambiente e à saúde das pessoas, além de mostrar os riscos de acidentes e os recursos empregados pelos diversos órgãos envolvidos no resgate.

PAM
O Plano de Auxílio Mútuo – PAM é formada pela Secretaria de Defesa Civil, pela Polícia Militar, além das maiores empresas do município e região: ABL, Air Liquide, Atlanta D’Mais, Akzo Nobel, Bann Química, Braskem, Cooperçucar, Exxon, Galvani, Globe Química, Invista, Kraton, Nacional Gás, International Paper, Orion, Replan, Rhodia, Ruff, Soleni, Syngenta, Tagma, Transo, Ultracargo, Ultragas e White Martins.


Fonte : Tr

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.