Header Ads

Seo Services

Consumidores que reduzirem consumo de água em Paulínia e região terão 30% de desconto na conta mensal

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de são Paulo (Sabesp; SBSP3) anunciou nesta quarta-feira (28) a ampliação do Programa de Incentivo  à Redução do consumo de Água para os municípios operados pela companhia que fazem parte das bacias do Rios Piracicaba, Capivari e Jaguari, localizados na área de influência do Sistema Cantareira.

Terá direito ao bônus o cliente que reduzir em pelo menos 20% o consumo mensal, comparado ao consumo médio dos últimos 12 meses, de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Para esses clientes, haverá desconto de 30% na conta de água e esgoto. Os municípios que farão parte desta ampliação são: Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Vargem, Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morumgaba e Paulínia.

A medida contempla os clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos e terá validade para as contas emitidas a partir de junho de 2014 com vigência até dezembro de 2014.

Confira oito dicas simples e fáceis de aplicar para diminuir para sempre o consumo diário de água em casa:

1. Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça. Uma torneira aberta pode gastar até 2,4 litros por minuto.

2. Jogue os restos de alimentos no lixo e dê um jato rápido de água na louça ao deixá-la na pia. Isso facilita na hora que você for lavar tudo mais tarde, gastando menos água.

3. Reduza o tempo de banho para até oito minutos. A cada minuto debaixo do chuveiro, você gasta de 3 a 9 litros de água. É só multiplicar pelo seu tempo de banho para descobrir seu gasto diário. Uma boa dica é levar o celular para o banheiro, colocar o despertador e colocar uma meta de redução de um minuto por dia. Para ganhar um tempinho a mais, feche o registro enquanto se ensaboa.

4. Não lave a calçada com a mangueira. Coloque um balde na saída de água da máquina de lavar e reserve. Se você morar em casa, vale coletar a água da chuva com um balde e reservar. Reutilize para jogar na calçada ou no quintal e termine o trabalho com uma vassoura.

5. Acumule roupa e louça para lavar tudo em uma só maquinada. Falando em máquina de lavar, ela também pode ser um vilão da conta de água (da sua casa e do planeta). Só inicie um ciclo de lavagem quando ela estiver completamente cheia de roupa ou louça.

6. Feche bem as torneiras para não pingar e conserte vazamentos rapidamente. Torneiras pingando podem chegar a gastar quase 50 litros de água por dia.

7. Aperte a descarga somente pelo tempo necessário. Se a descarga da sua casa não é de duplo acionamento, preste atenção em quanto tempo você fica apertando. Os vasos sanitários antigos (produzidos antes de 2003) podem gastar até 20 litros por acionamento. Se for esse o caso, uma boa ideia é trocar a descarga para um modelo de duplo acionamento, que possui duas opções: uma que libera uma quantidade maior e outra que libera menos.

8. Lave o carro com um balde e não com a mangueira. Isso ajuda a controlar a quantidade de água gasta e evita o desperdício. Se você é adepto de lava-rápido, prefira as opções de lavagem a seco.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.