Header Ads

Seo Services

Previsão para 4G chegar a Campinas é junho do ano que vem, diz ministro


Prefeito diz que empresas querem adiantar prazo para dezembro de 2013.
Paulo Bernardo inaugurou laboratório de internet de 4ª geração na cidade.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, esteve em Campinas (SP) nesta terça-feira (19) para a inauguração de um laboratório de testes de internet móvel e afirmou que a previsão de implementação do serviço de 4G no município é junho de 2014. Apesar desta expectativa oficial, o prefeito Jonas Donizette (PSB), que acompanhou a visita do ministro,  garantiu que empresas de telecomunicação já demonstraram interesse em colocar a tecnologia em funcionamento até dezembro deste ano.
"Se você considerar a importância de Campinas, que não é só a cidade, mas uma região com mais de 3 milhões de habitantes, e um trânsito imenso de pessoas, e um aeroporto em franca expansão, então, evidente que as empresas devem estar se planejando para ocupar esse espaço antes. É perfeitamente possível fazer isso", afirmou Bernardo durante o evento.
O prefeito Jonas Donizette disse que, para viabilizar a instalação mais acelerada do 4G na cidade, pretende elaborar um projeto de lei sobre a regulamentação desse tipo de antenas na cidade. "Vou tentar aprovar na Câmara uma legislação até julho", disse. No encontro, o ministro explicou que as antenas de 4G além de não oferecerem risco à saúde pública, são menores e facilmente camufláveis na paisagem urbana - podem ser acopladas a postes de iluminação, por exemplo. Isso, em tese, simplifica as diretrizes para liberação de instalação dos equipamentos.
Durante a inauguração do laboratório no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD),  o ministro garantiu que até o dia 30 de abril a cidades sedes da Copa das Confederações terão a cobertura de internet de quarta geração.
Laboratório
A infraestrutura do laboratório inaugurado, que é a única existente na América do Sul, e, de acordo com o ministro, será utilizada para garantir a eficiência e velocidade do serviço prestado pelas operadores. Além disso, o laboratório desenvolve uma tecnologia para levar o 4G para zonas rurais e áreas periféricas de grandes centros. Para demonstrar os primeiros resultados da pesquisa, o ministro conversou com crianças de uma escola municipal do Jardim Miriam por meio de um programa de computador.

Fonte : G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.