Header Ads

Seo Services

Felipe Massa admite prejuízo na estratégia da Ferrari na troca de pneus


Piloto brasileiro chega a liderar o GP da Austrália, mas acaba sendo superado por Alonso na segunda parada nos boxes e não sobe ao pódio
Reprodução : Globo Esporte
A primeira corrida da temporada 2013 de Fórmula 1 foi animadora para  Felipe Massa. O piloto mostrou-se competitivo, chegou a  liderar a prova, esteve sempre rápido na pista de Melbourne, na Austrália. Mas a estratégia da Ferrari na segunda parada nos boxes para a troca de pneus acabou prejudicando a corrida do brasileiro. Na 18ª volta, Felipe Massa estava colado em Sebastian Vettel. O espanhol Fernando Alonso aparecia logo atrás e tentava, sem sucesso, ultrapassar o brasileiro. O ritmo dos dois pilotos da Ferrari era muito parecido. A equipe italiana resolveu, então, antecipar a entrada nos boxes do espanhol para a segunda troca de pneus. Ao perceber a nova estratégia, Felipe Massa conversou com a equipe pelo rádio perguntando se também entraria nos boxes na volta seguinte. Mas o engenheiro deu a ordem ao brasileiro para esperar na pista e ver o rendimento do carro. Decisão que a RBR não tomou com Sebastian Vettel. O alemão não perdeu tempo e, na volta seguinte de Alonso, também entrou nos boxes. Já Felipe Massa deu mais uma volta com os pneus já desgastados e foi 1s mais lento que o companheiro de equipe, que já estava com pneus novos. Só duas voltas após Fernando Alonso, o brasileiro entrou nos boxes para a troca.
A estratégia do espanhol deu certo. Ele ganhou as posições de Massa e Vettel, pulando para o segundo lugar. Já o brasileiro, além de perder a posição para Alonso, ainda voltou para a pista atrás de Sutil, o mais lento do grupo, ficando preso atrás do adversário até o pit-stop seguinte. Após a corrida, Felipe Massa admitiu que a estratégia prejudicou a sua corrida.
- Eu estava em um ritmo bom, em segundo, até melhor que o Vettel.  Naquele momento onde o Alonso resolveu parar antes e os outros também, achamos que era muito cedo e erramos um pouco na hora de escolher a parada. Perdi duas posições importantes e peguei muito tráfego, o que me atrapalhou bastante e me fez gastar mais os pneus. Mas acho que foi um começo positivo se olharmos 2012, ainda mais em uma pista que nunca acertei - refletiu Massa.
Depois de ter o treino adiado por causa da chuva forte que caiu em Melbourne e ser cercado de emoção, o grande prêmio da Austrália foi vencido por quem optou pela melhor estratégia. O finlandês Kimi Raikkonen, com uma estratégia de fazer apenas duas paradas nos boxes, conseguiu vencer a prova. Alonso ficou em segundo e Vettel em terceiro. Felipe Massa ainda passou Lewis Hamilton para terminar em quarto lugar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.