Header Ads

Seo Services

Facebook muda e dá mais destaque ao conteúdo visual


Para dar mais 'ordem' ao volume de atualizações na página inicial, fotos, vídeos e imagem do perfil passam a ter um destaque maior

ANNA CAROLINA PAPP , MARIANA CONGO - O Estado de S.Paulo
O Facebook anunciou ontem uma nova aparência para o feed de notícias (página inicial que exibe as principais atualizações dos amigos e páginas seguidas). A partir de agora, o conteúdo visual terá grande destaque. As fotos, assim como os vídeos, passam a ter um espaço maior, e a imagem do perfil também aumenta. Isso, aliado a um mecanismo para filtrar os posts, torna a tarefa de ver as histórias compartilhadas mais simples e agradável, segundo a rede.

As mudanças, que os usuários devem começar a notar nas próximas semanas, têm o objetivo de pôr ordem no grande volume de atualizações que abarrotam a página inicial. "Quando conversamos com as pessoas sobre como melhorar o feed de notícias, uma das coisas que ouvimos repetidas vezes foi: 'meu feed está poluído'", diz Julie Zuho, diretora de design de produto do Facebook, no vídeo que explica o redesenho, publicado ontem. A saída, portanto, foi criar mecanismos para que o usuário pudesse ter mais controle sobre o que deseja ver.

O feed de notícias foi divido entre várias seções. No canto superior direito da página inicial, o usuário pode escolher o tipo de conteúdo que quer ver naquele momento. A aba "fotos", por exemplo, mostra um feed apenas com fotos dos amigos e páginas que o usuário curtiu. "Música" exibe atualizações com publicações sobre músicas e bandas curtidas. Na aba "seguindo", é possível acompanhar as publicações mais recentes sobre as páginas e pessoas que o usuário segue. Já "todos os amigos" mostra tudo que os amigos estão compartilhando. Há ainda outras opções de filtro, como "games", "lugares" e "ordem cronológica". Esta última atende os queixosos que não gostavam de receber o conteúdo escolhido aleatoriamente pelo próprio Facebook - não necessariamente na ordem cronológica.

Outra novidade é que a rede social unificará a aparência de todos os seus aplicativos, que hoje diferem de acordo com a plataforma (tablet, celular ou web).

Empresas. Mark Zuckerberg, fundador da rede social, falou sobre a importância do feed de notícias para empresa e explicou que, ao longo dos anos, o conteúdo compartilhado foi se tornando cada vez mais visual. "Mais de 50% do feed de notícias hoje são fotos e conteúdos visuais", disse. Esse número era 20% em novembro de 2011.

Zuckerberg não falou das novas formas de anunciar na rede social durante sua apresentação. Mas o tema foi trazido à tona por jornalistas após o evento, realizado na sede do Facebook, na Califórnia. Segundo o site de tecnologia TechCrunch, Julie Zuho comentou que as mudanças envolvem todo o conteúdo do feed, o que, claro, inclui os anúncios. Como as fotos terão mais destaque, o mesmo valerá para os anúncios, analisou o TechCrunch.

Assim, uma empresa que pagar por uma propaganda com foto terá, por consequência, mais espaço no feed. Isso poderia atrair, por exemplo, mais propagandas de marcas de luxo e revistas, que estão acostumadas a explorar imagens grandes. Já outras redes sociais que se conectam com o Facebook e exploram imagens, como o Pinterest e o Instagram, terão a chance de melhorar sua performance dentro do Facebook.

O novo recurso de abas, segundo o blog, pode ajudar ou atrapalhar as empresas - depende de como as pessoas vão usar a função. As páginas profissionais poderão ser desprezadas pelo usuários. De outro lado, há quem avalie os filtros como uma forma de o Facebook obter mais receita. O site Business Insider diz que os anunciantes poderiam pagar mais para anunciar em forma de vídeo. "Anunciantes adoram propaganda em vídeo e estão geralmente dispostos a pagar 50% mais por eles do que pagariam por anúncios comuns.

O novo feed estará disponível nas próximas semanas, nas versões para web, smartphones e tablets (primeiro iPhone e iPad, depois, Android). As ações do Facebook fecharam ontem em alta de 4,10%./ COLABOROU NAYARA FRAGA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.