Header Ads

Seo Services

Fada do Dente leva instruções sobre saúde bucal para dentro das escolas públicas

Quem não se lembra da Fada do Dente? Aquela que vem buscar o dente de leite deixado sob o travesseiro? O que poucos sabem, porém, é que a encantadora personagem dos contos infantis tem visitado escolas de Paulínia com uma nobre missão: ensinar crianças de 3 a 9 anos a cuidar da saúde bucal e fazê-las entender a importância dos cuidados com os dentinhos, desde a infância.
Na última quarta-feira, dia 27, foi a vez dos alunos da EMEI Rosa Vassalo Secomandi, se encantarem com a presença da personagem. Com olhares atentos e sorrisos largos, os pequenos alunos receberam primeiramente atendimentos com avaliações feitas por dentistas da Saúde Bucal e, em seguida, viram a fada entrar em ação.
Caracterizada como a personagem, a Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) Margareth Mendes apresentou, de forma lúdica e divertida, as três regras da Fada: dentes limpos, dentes fortes e dentes retos. 

Este é um trabalho que faço com muito amor e, por meio dele, enfatizo a necessidade da limpeza diária dos dentes. O envolvimento das crianças é sempre muito gratificante. Durante a visita da Fada, eu ensino os pequenos a fazerem em casa o que chamamos de ´Momento Bom´, que são momentos em que as famílias se reúnem para o jantar e, após a refeição, levantam da mesa para fazer a limpeza da boca juntos, relara Margareth.
A diretora do Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura de Paulínia, Luiza Bernardino Dutilh, reforça que além das instruções passadas para as crianças, a equipe também realiza exames clínicos. Em caso de necessidade de tratamento, nós enviamos comunicados aos pais e encaminhamos as crianças para atendimento, informa a diretora.
Programa de Prevenção da Saúde Bucal - A visita realizada pela Fada do Dente integra as ações do Programa de Prevenção da Saúde Bucal, que leva atividades educativas referentes ao tema para dentro das escolas de ensino infantil e fundamental. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início do ano, o Programa já visitou 16 EMEIS e em 12 EMEFS, e mais de 4000 alunos receberam os atendimentos.
O prefeito Dixon Carvalho ressalta que a meta do Governo é ampliar o trabalho realizado pela equipe de prevenção. Aproveito para parabenizar a Margareth Mendes pelo excelente trabalho desenvolvido junto a nossas crianças e reforço que nosso objetivo é ampliar a atuação da equipe de Saúde Bucal dentro das EMEFs e estender também para as creches, afirma Dixon.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.