Header Ads

Seo Services

Exposição no Museu da Cidade retrata patrimônio imaterial de Campinas

Painéis de Fabiana Ribeiro ficam expostos a partir de sábado (10) e permanecem até 30 de março. A entrada é gratuita
Os valores culturais e imateriais do povo estão retratados na exposição “Da identidade à memória: cultura imaterial no Museu da Cidade”, organizada pelo Museu da Cidade, da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, e que pode ser conferida a partir de sábado (10), na Sala Museu da Cidade, na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. A exposição segue até o dia 30 de março, com entrada gratuita.

São 18 painéis com fotos coloridas e vivazes, de Fabiana Ribeiro, que registram com movimentos e cores alguns exemplares do patrimônio imaterial campineiro, entre eles as tradições populares como a capoeira, o jongo e a folia de reis.

As imagens retratam a expressão e a força da cultura popular e são acompanhadas por textos com a história e a importância dessas tradições na vida do povo. A capoeira e o jongo, por exemplo, já foram até tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Culltural de Campinas (Condepacc), como patrimônio imaterial. A exposição conta com parcerias da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Ponto de Cultura Ibaô e o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues.

Uma das atribuições do Museu da Cidade, além de guardar um rico acervo histórico de objetos da cidade, é valorizar o patrimônio imaterial da região. A atuação dos profissionais do Museu é mediar e articular parcerias para salvaguarda dessas tradições.

Serviço:

Exposição “Da identidade à memória: cultura imaterial no Museu da Cidade”
Local: Sala Museu da Cidade da Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. Praça Floriano Peixoto s/n, Centro - Campinas
Data: 10 de janeiro (abertura) / 10 de janeiro a 30 de março
Horário: sábado, às 10h (abertura) / de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
Entrada: gratuita

Fonte : CPS

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.