Header Ads

Seo Services

Chuva 'alivia' vazão e qualidade do Atibaia em Campinas, diz Sanasa

Vazão está em 3,8 mil litros por segundo; normal seria três vezes mais.
De acordo com o Cepagri, em 130 minutos deste sábado choveu 9.3 mm.
A chuva que atingiu a região de Campinas na madrugada e manhã deste sábado (1º) aliviou a situação do Rio Atibaia, de acordo com a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento da cidade. Foram 9.3 milímetros em 130 minutos, conforme medição do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), o suficiente para deixar a vazão do rio em 3,8 mil litros por segundo. Os índices ainda estão bem abaixo do previsto para esta época do ano, quando o esperado seria 10 mil litros por segundo, pelo menos, de vazão.
Nesta sexta-feira (31), a vazão do Atibaia estava em 3,4 mil litros por segundo com tendência de queda. "O rio ainda estava recebendo água de drenagem da última chuva, mas a vazão estava em queda e voltou a subir", explica o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos. A régua que mede o nível do rio em Campinas marcava apenas oito centímetros positivos nesta sexta e passou a marcar 23 centímetros após a chuva.
Apesar do aumento na vazão, a captação não precisou ser "ajustada". A cidade está captando 2,4 mil litros por segundo, o necessário para atender a demanda dos moradores, segundo Santos. O volume que atingiu o município não revirou o lodo do rio, o que reduziria a quantidade de oxigênio e poderia dificultar o tratamento. "A qualidade está boa e a operação está tranquila", afirma o diretor.
Santos disse ao G1 que recebeu informações do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que confirmou uma maior quantidade de chuva em Atibaia (SP). Segundo ele, em três dias o volume que atingiu o município chegará em Campinas. "Não deveremos ter problemas nos próximos dias, até porque temos mais previsão de chuva neste fim de semana", afirma.
Previsão de chuva
Na tarde deste sábado a previsão é de chuva fina em Campinas, mas à noite pode ocorrer nova precipitação, de acordo com a Somar Meteorologia. Neste domingo (2) deve chover 7 mm e na segunda (3) os moradores também deverão ter um dia chuvoso. Na terça-feira (4) o sol volta, mas na quarta pode voltar a chover. As temperaturas ficam altas na cidade.
Chuva agradou moradores
No Centro de Campinas, moradores saíram às ruas de guarda-chuva neste sábado e comemoraram a mudança no tempo. "Por mim poderia cair o maior toró que seria bem-vindo", conta a operadora de caixa Fátima Vasques. Nas redes sociais, internautas postaram fotos de um córrego em Valinhos (SP) e vídeos da chuva que atingiu Sumaré (SP).

Fonte G1


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.