Header Ads

Seo Services

Campanha de vacinação de sarampo e poliomielite começa em novembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite começa no dia 8 de novembro e se estende até o dia 28 do mesmo mês. O objetivo é vacinar crianças de seis meses a quatro anos (11 meses e 29 dias). A vacinação irá ocorrer em todas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 17h. Os responsáveis devem levar a carteira de vacina das crianças.

Nos dias 8 e 22 ocorrerá o Dia D, quando se intensifica a campanha. A campanha é uma ação do Ministério da Saúde em parceria com os municípios brasileiros.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.


Fonte : JT

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.