Chopes especiais ganham mercado e Ashby aposta em bebidas diferenciadas em eventos
Produção
cresce e a cervejaria do interior de São Paulo investe na entrada de produtos
nobres em festas; consumidor aprecia o chopp e se fideliza a marca.
As cervejas especiais já caíram
no gosto do brasileiro. Mas, em geral, a apreciação é restrita a casa do
consumidor com poucos amigos ou em bares especializados. Mas o crescimento do
setor fomentou outra oportunidade de negócios, o chopp especial ou nobre. A
vantagem é consumir um produto de qualidade superior com um grupo maior de
pessoas, em festas ou eventos.
Retrato disso é a Cervejaria Ashby, localizada em Amparo,
região do Circuito das Águas Paulistas. A empresa, fundada em 1993 como uma
microcervejaria, já conta com aproximadamente 100 pontos de distribuição de
chopp em cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro
e Goiás. A meta é dobrar o número de representantes.
Além de bares que comercializam Ashby, boa parte das vendas estão
concentradas em festas e eventos, e também na entrega de chopp em domicílio.
“Levar um chopp diferenciado para a sua festa dá muito valor ao evento. Cria
uma exclusividade, cada vez mais buscada por quem organiza um evento, seja um
profissional ou quem quer simplesmente fazer um bom churrasco. Nossa
experiência é de que uma vez consumido o chopp nobre, a fidelidade do cliente é
conquistada”, destaca o fundador e proprietário da cervejaria, Scott Ashby.
Diferenciado
O cervejeiro explica que a
principal diferença dos chopes nobres é a autenticidade. Para atender o elevado padrão de exigência dos
consumidores, a Cervejaria Ashby
trabalha apenas com malte e lúpulo importados das melhores regiões produtoras
do mundo e água cristalina, direto da Serra da Mantiqueira, no Circuito das
Águas Paulistas. “Somos uma empresa que preza pela qualidade, tanto que até
hoje, vinte anos depois da
cervejaria iniciar suas atividades, os
fundadores continuam supervisionando a produção”,
ressalta o gerente comercial da cervejaria,
Erivelto Cotrim.
Outra característica é a
singularidade de produtos. A cervejaria da Ashby produz quatro variedades de
chopes: Pilsen, Porter, Black e Weiss de Trigo. Além do Coller de Vinho, muito
apreciado pelo público feminino.
A primeira microcervejaria do Brasil
A Cervejaria Ashby foi a primeira microcervejaria do Brasil. Fundada
em 1993, teve como inspiração as microcervejarias norte-americanas e europeias
que se dedicavam à pesquisa e a fabricação de chopes e cervejas de alta
qualidade. O objetivo é aliar a tradição das antigas escolas cervejeiras com o
sabor brasileiro.
De acordo a Associação Paulista
de Microcervejarias, o estado de São Paulo teve um aumento de 70 para 250
produtores nos últimos três anos. “O surgimento de pequenos empresários é muito
positivo para a cultura cervejeira”, afirma Ashby.
Nenhum comentário: