Header Ads

Seo Services

Paulínia retoma maior Polo de Cinema da América Latina

O prefeito Edson Moura Júnior anuncia a reconstrução do projeto de cinema com o “Paulínia Film Festival, a Retomada”, que será realizado entre 9 a 15 de dezembro. No evento será anunciado o edital para interessados em receber aporte financeiro da prefeitura para produções cinematográficas, em 2014. As contrapartidas para participação nos editais também serão apresentadas. 
 
 
Moura Júnior explicou que o Festival Internacional de Paulínia está previsto para ser realizado no ano que vem, após a Copa do Mundo. Para o festival deste ano todas as categorias premiadas nas edições anteriores  serão convidadas a participar do evento.

 
 
De acordo com o prefeito, o objetivo é consolidar o polo de cinema para garantir que o projeto não sofra interrupções. Políticas públicas estão sendo elaboradas com esta finalidade.

 
 
“A volta do festival é um abraço à manifestação cinematográfica. A cidade precisa ter mais uma fonte significativa de renda. Com projeto a população será beneficiada com cursos profissionalizantes, participação nos filmes e com toda a receita que a indústria do cinema produz”, afirmou. 
 
 
Ainda segundo Moura Júnior, parte da rede comercial da cidade será beneficiada com a retomada. Durante o período em que o polo estava ativo 27 produções nacionais receberam aporte financeiro da prefeitura. Outras 15 produções utilizaram a estrutura da cidade. Diversos comerciantes prestavam serviços, alunos da Escola Magia do Cinema foram contratados e centenas de moradores atuaram como figurantes. 
 
 
As aulas da Escola Magia do Cinema  serão retomadas em 2014. Ex-alunos da escola conseguiram entrar no mercado cinematográfico e até hoje estão no ramo. 
 
 
Participação popular

 
 
Para a realização do “Paulínia Film Festival, a Retomada” a secretária de Cultura de Paulínia, Monica Trigo, explicou que foi feito um levantamento prévio de toda a estrutura do polo, que conta com quatro estúdios, uma escola de animação e de stop motion, salas administrativas e uma cidade cenográfica.

 
 
Monica relatou que outro objetivo da retomada é  aumentar a participação dos moradores da cidade no polo. Projetos para todas as regiões do município estão sendo elaborados para garantir a capilaridade e participação popular na iniciativa. 
 
 
“As manifestações artísticas são o que nos diferenciam, por isso investir em cultura também é fomentar a cidadania. Além disso, o cinema é uma indústria que gera trabalho, inclusão social e pode se tornar a profissão de muitos paulinenses”, afirmou. 
 
 
Em paralelo com o festival Paulínia terá apresentações artísticas e o Natal das Luzes. 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.