Header Ads

Seo Services

Paulínia é cidade-piloto em projeto pioneiro de gestão em saúde pública

A Prefeitura de Paulínia assinou na terça feira (29) o protocolo entre a organização mundial Society for Design and Process Sciences (SDPS) e o município. Para a implantação do projeto, o primeiro passo será a realização de um censo municipal a partir de janeiro de 2014, que levantará dados sobre a saúde e os hábitos dos quase 93 mil paulinenses, e irá indicar as áreas em que há necessidade de intervenção.

Além de Paulínia, outras quatro cidades no mundo irão participar por cinco anos do projeto e receberão acompanhamento da entidade, que reúne cientistas do mundo inteiro.
Na abertura da Conferência 2013 - que tem como tema “Cidades Inteligentes Saudáveis” -, realizada nesta segunda-feira (28) no Theatro Municipal de Paulínia “Paulo Gracindo”, foram detalhados diversos temas relacionados à Saúde, Educação, Segurança, além de outros que implicam diretamente no setor.
O objetivo é criar cidades-referência em saúde e gestão pública pelo mundo. As atividades seguem até quinta-feira (31). As rodadas de discussões acontecem no Hotel The Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.

O projeto tem como finalidade fornecer a municípios e parceiros que desejam mudar a sua condição de qualidade de vida, de saúde e inteligência de gestão, metodologias, que vêm de um ambiente científico e acadêmico, mas que podem suportar os problemas complexos de uma cidade.

A sequência do projeto prevê o levantamento de indicadores das cidades, das pessoas e da gestão para articular um processo de quais são as áreas de intervenção e quais os suportes que precisarão ser aplicados para a mudança de modelo do paradigma vigente de saúde para aquele considerado adequado.

Qualidade

O secretário de Saúde de Paulínia, Renato Cardoso, ressaltou que até agora as cidades têm tratado a doença, e com o projeto, a saúde será o foco. “Sempre se gasta mais em saúde e a situação não melhora. A gente passa o tempo inteiro correndo atrás dos problemas, aumentando leitos, contratando mais pessoal, ou seja, tratando consequência. Vamos continuar tendo essa atuação, mas a partir do projeto-piloto, vamos conhecer os hábitos de vida dos 93 mil habitantes da cidade. A partir daí, com a integração de todas as secretarias, poderemos melhorar a qualidade de vida da população’, destacou o Secretário.

Saneamento básico, qualidade da água, transporte, meio ambiente, habitação e geração de emprego, são alguns dos serviços e setores que receberão avaliação. “Todas essas questões interferem na Saúde. O que nós queremos é que a qualidade de vida aumente, que as pessoas tenham uma vida sempre melhor e que possam chegar na melhor idade em boa condição. Isso se chama cidade inteligente e saudável”, disse. A cada seis meses, o projeto será reavaliado.
Serviço
Inscrição da Conferência
Site: www.sdps.com.br/conferencia
E-mail: lhsantos@synerigic.com.br
Endereço: The Royal Palm Plaza Resort, Av. Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia, Campinas.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.