Header Ads

Seo Services

Site identifica origem de ataques contra Apple e Facebook; código em Java teria possibilitado ação


O site "All Things D" divulgou a página de internet que teria originado os recentes ataques contra Apple e Facebook. Segundo fontes do próprio Facebook, o problema seria o fórum de desenvolvedores iPhoneDevSDK (que, por questões de segurança, não deve ser acessada).

Em comunicado, o iPhoneDevSDK afirma que tomou conhecimento do problema via imprensa e não foi contatado por nenhuma das empresas afetadas. O texto admite, no entanto, que a conta de um administrador foi comprometida e, com ela, hackers inseriram um código "sofisticado" em Java no site. Com esse software, seria possível acessar alguns computadores. O problema teria sido resolvido em 30 de janeiro. 

Histórico

Em comunicado no dia 15 de fevereiro, o Facebook informou que seus sistemas foram invadidos em janeiro, em um "ataque sofisticado". A empresa disse não haver evidências de que os dados dos usuários foram comprometidos e afirmou que "não estava sozinho neste ataque", apontando para outras vítimas. 

"O ataque foi realizado quando alguns funcionários visitaram um site de desenvolvedores para portáteis que estava comprometido. Essa página continha uma brecha que permitiu a instalação de malware [programas maliciosos] no laptop dos funcionários. O problema foi resolvido nos computadores, que estão com antivírus atualizados. Assim de descobrimos a presença do malware, reparamos os computadores, informamos as autoridades e começamos uma investigação significativa, que ainda está em curto", escreveu a rede social.

Na terça-feira (19), a Apple afirmou ter sido vítima do mesmo ataque. De acordo com a empresa, os cibercriminosos não roubaram dados da companhia ou de funcionários da empresa -- apenas um pequeno número de funcionários que usam computadores Mac OS (sistema operacional da companhia) foram atingidos.

Fonte: Portal Uol

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.