Header Ads

Seo Services

Raio pode ter causado blecaute que atingiu Sul e Sudeste, diz ministério


Desligamento ocorreu no último sábado (15) na usina de Itumbiara (GO).


É o sexto blecaute registrado no país desde setembro.


O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, disse nesta segunda-feira (17) que o governo apura a suspeita de que um raio deu origem ao blecaute que atingiu parte da população de estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste na noite de sábado (15).
“No momento da perturbação, tinha incidência de raios na região próxima à usina de Itumbiara. Pode ter sido [um raio a causa do apagão]”, disse Grudtner.
O desligamento ocorreu na usina de Itumbiara, que fica no sul de Goiás. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realiza na tarde desta segunda uma reunião no Rio de Janeiro para tratar da causa do apagão, o sexto registrado no país desde setembro.
O problema aconteceu numa subestação da usina, que faz parte do sistema de transmissão, mas acabou provocando o desligamento das turbinas, que geram energia. Com isso, houve um déficit de eletricidade para suprir a demanda nas regiões Sul e Sudeste.

Coincidência
De acordo com Grudtner, o governo não vê relação entre o blecaute de sábado e os outros cinco registrados antes, que tiveram origem em problemas na rede de transmissão. O secretário disse que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, “está muito incomodado com as perturbações”, registradas nos últimos meses.

“É uma coincidência ruim [a sequencia de blecautes]. Estamos analisando a origem disso”, disse Grudtner. Ele negou que as falhas tenham sido provocadas por falta de investimento ou por infraestrutura deficitária. “A gente está sujeito a perturbações”, completou o secretário.

Fonte : Portal G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.